5 aprendizados sobre sustentabilidade
No Fashion Meeting Semana da Sustentabilidade
Na semana passada eu tive a honra de participar a convite do @fashionmeeting da Semana de Sustentabilidade, que reuniu, virtualmente, grandes nomes e players da moda e sustentabilidade.
O programa começou no dia 22 de fevereiro e durou uma semana de encontros e debates de temas fundamentais com mentores especialistas em moda sustentável para transformar a sua marca — seja ela pessoal ou comercial, em uma marca com propósito e valores que vão além das roupas.
Por isso, hoje eu resolvi dividir por aqui alguns dos meus aprendizados sobre esse tema tão importante e que tem tudo a ver com o universo da Consultoria de Imagem.
Por que? A consultoria de imagem é uma importante ferramenta na sustentabilidade do mercado de moda, pois além de incentivar o consumo de marcas com responsabilidade social e ecológica, a consultoria também ajuda a evitar compras por impulso, dando prioridade a compras mais assertivas e de peças que realmente vão ser usadas, entre outras tantas ações.
Por hoje, aqui na galeria, separei 5 aprendizados da Semana da Sustentabilidade do Fashion Meeting. Vem comigo!
1) Faça a sua parte
Ficar esperando que o mundo se conscientize pode demorar tudo. Se você fizer a sua parte na sua casa, na sua empresa, colocando práticas mais sustentáveis no seu dia a dia, já é válido.
2) Upcycling é diferente de reciclagem
Upcycling é o ato de dar uma nova vida a uma roupa ou produto que já existe. É pegar uma calça jeans, por exemplo, e transformar em uma bermuda, um vestido em uma camisa e assim por diante. Reciclagem é o processo no qual um material é recuperado, para que possa ser utilizado novamente em outro momento.
3) Colaboração é o melhor caminho
O melhor caminho para se criar um ambiente sustentável na sua empresa (ou na sua vida) é o da colaboração. É se ajudar, indicar produtos, produtores e dicas para seguir em frente com esse propósito. E o universo da sustentabilidade é super aberto às colaborações.
4) Ninguém é 100% sustentável
Infelizmente ainda é impossível controlar todas cadeias que envolvem a sua existência para garantir 100% de sustentabilidade na sua vida. Por isso, não se culpe por não conseguir fazer tudo. Faça o que puder e o que conseguir, mas faça.
5) Sustentabilidade não é só pensar verde
Sustentabilidade também envolve boas práticas, como a da diversidade. Falar sobre gordofobia, sobre racismo, lgtbfobia, machismo e outras pautas da diversidade também é ser sustentável.
Pesquise mais sobre o assunto, entenda como podemos começar a debater e aprender mais sobre sustentabilidade na sua vida pessoal e profissional. E o mais importante, vamos começar a alinhar nossos hábitos com a sustentabilidade do nosso planeta.